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segunda-feira, 11 de maio de 2009

FILOSOFIA EM QUESTÃO

SÓCRATES E O NASCIMENTO DAS IDÉIAS


Antonio Marcos Ferreira¹
antoniomarcospoeta@yahoo.com.br

A história da Filosofia narra que Sócrates teria nascido por volta do ano 469 a.C na cidade de Atenas,tendo adquirido a cultura tradicional dos jovens atenienses aprendendo música, ginástica e gramática. Lutou nas guerras contra Esparta (432 a.C), Tebas(424 a.C). Durante o apogeu de Atenas onde se instalou a primeira democracia da história, conviveu com intelectuais, artistas, aristocratas inclusive com políticos de sua época.
Sua filosofia consistia no entendimento de que a sabedoria humana só pode resultado do reconhecimento da própria ignorância. Sendo assim o conhecimento verdadeiro poderia ser almejada por qualquer pessoa que através do “diálogo” se dispusesse a encontrá-lo.
Nesse sentido Sócrates comparava sua função com a profissão de uma parteira (profissão certamente de sua mãe) – que não dá luz à criança apenas auxilia a mãe no processo de parto. O diálogo socrático poderia ser entendo em dois momentos, o primeiro corresponderia às “dores do parto”, momento em que o filósofo partindo do pressuposto de que nada sabia, levava o interlocutor a apresentar as sua opiniões. Em seguida, fazia-o perceber as próprias contradições ou ignorância para que só então procedesse a uma depuração intelectual.
Mas só a depuração não levava a verdade ao conhecimento da verdade. Assim era necessário a parte posterior a qual consistia no “parto das idéias”, conforme entende professor Carlos Roberto Cury da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em grego esse momento do parto é designado pela expressão “Maieutica”que corresponde ao momento do nascimento, no caso de Sócrates, o nascimento de idéias. Nesse sentido Sócrates induzia os jovens em plena praça pública (em grego “ágora’) a exerceram suas faculdades de raciocinarem onde através do diálogo (dialética) qualquer pessoa poderia buscar a verdade, o que difere, por exemplo, da verdade mitológica que está em poder de uma única vertente, (sendo, portanto unilateral), a verdade para Sócrates deve ser encontrada a partir do discurso (portando sendo bilateral), já que trata de uma verdade da razão.
Em meio ao desmoronamento do império ateniense e à guerra civil, Sócrates foi acusado de desrespeitar os deuses do estado e de corromper a juventude de sua cidade (polis).
Assim, Sócrates foi julgado e condenado a morrer por envenenamento, tendo sua vida ceifada no ano de 399 a.C, rodeado por amigos e conhecidos simplesmente por recusar-se a negar suas convicções e ideais. Dentre as inúmeras contribuições do pensamento Sócrates para as sociedades posteriores, principalmente para o mundo ocidental, duas frases acabaram eternizando-se: “Só sei que nada sei” e “Conhece-te a ti mesmo!”

¹Graduado em Filosofia Licenciatura/Bacharelado pela Universidade Federal do Pará, Professor da Escola Enedina Sampaio Melo,Coordenador do Projeto laboratório de Imprensa Popular em Igarapé-Miri.

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