O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é um programa do Governo Federal que destina recursos financeiros às escolas que apresentaram baixo índice de aprendizagem na Prova Brasil em 2005 e 2007.
Em nosso município foram 12 escolas da zona urbana que apresentaram este baixo índice e a EMEF Enedina Sampaio Melo não ficou isenta, pois em 2005 o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) desta unidade de ensino foi 2,5 e em 2007 3,3. Então, estas escolas tiveram que elaborar um Plano de Ação com o intuito de auxiliar a comunidade escolar na tarefa de melhorar a qualidade de ensino.
Este Plano é o primeiro passo que sinaliza que a escola busca nova identidade, dinamismo e compromisso, e sobretudo que está a serviço de toda a comunidade escolar.
Desta forma, este Plano vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. Este é também uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas. Vale ressaltar que o referido plano não substitui o Projeto Político Pedagógico e sim o complementa. Não indica o método pedagógico a ser adotado, mas sinaliza se este está faltando e consequentemente aponta alternativas de resolução dos problemas encontrados.
Gostaria de saber se o programa contribuiu para que o Ideb pulasse de 2,5 para 3,3.
ResponderExcluirprof.mapolinario@mauricioapolinario.com.br