Pesquisar

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Alunos da Escola Enedina são calouros da UFPA 2011


O aluno do 3º ano da Escola Enedina e funcionário efetivo do município de Igarapé-Miri, Erivaldo Lobato de Lima, surpreendeu a todos na última sexta-feira (21/01/2011) quando teve seu nome estampado no listão dos aprovados no PSS da UFPa.
Erivaldo é surdo: Não ouve e não fala. Entretanto, sua deficiência não é motivo de fracasso, nem sinônimo de incapacidade. Ao contrário, Erivaldo, ao concluir o Ensino Fundamental, sempre assistido pelas professoras intérpretes que o ajudavam a entender as explicações dos professores e o incentivavam a prosseguir em seus estudos, ingressou no Ensino Médio da Escola Enedina.
Ao ingressar no Ensino Médio, Erivaldo se deparou com uma nova realidade: A escola é estadual e, em Igarapé-Miri, não existe intérprete em LIBRAS, já graduado, que possa ser contratado para atuar nas escolas.
A direção da escola solicitou da SEDUC, por várias ocasiões, a designação de algum funcionário concursado na área ou, na ausência deste, a contratação de alguém, sem sucesso. Entretanto, isso não foi motivo para Erivaldo desistir dos estudos. Com a sua força de vontade, sua capacidade impressionante de interpretação, surpreendeu a todos os funcionários da escola que resolveram se unir e, mesmo não conhecendo a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) através da qual Erivaldo se comunica se fazer entender por ele.
Erivaldo, apesar de não ter podido contar com a ajuda de um professor intérprete, o que lhe é garantido por lei, não desistiu: Está concluindo o Ensino Médio, participou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), se inscreveu no Processo Seletivo da UFPa (PSS) e, pra surpresa de todos, demonstrou que sua deficiência é somente um detalhe que não lhe impedirá de seguir sua vida e realizar seus sonhos.
Erivaldo é o primeiro aluno surdo igarapemiriense a ser aprovado no Vestibular. Agora, além de funcionário municipal concursado, ele também é estudante de Pedagogia e futuro profissional da área da Educação de nossa cidade. A força de vontade e a persistência deste lutador devem servir de exemplo, tanto para os outros alunos deficientes da nossa cidade, quanto para aqueles que não possuem tais dificuldades e, muitas vezes, não levam seus estudos a sério, desperdiçando oportunidades de estudar, aprender e vencer na vida.
Outra aluna Enedinense aprovada no curso de Matemática foi LARISSE DE PAULA SILVA LOBO, 3ª série “C” do turno da noite, a qual recebeu uma grande festa por parte de sua família.
ERIVALDO e LARISSE são motivo de orgulho para suas famílias e todos os que fazem a Escola Enedina.
A direção, corpo técnico, professores, demais funcionários e colegas de turma de Erivaldo e Larisse, os parabenizam pela conquista.

2 comentários: