Pesquisar

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PROJETO DA ESCOLA “ENEDINA SAMPAIO” CONQUISTA 1º LUGAR NA REGIÃO NORTE

Escola “Enedina Sampaio Melo” é finalista de Prêmio Nacional
Prof. Israel Fonseca Araújo


Foto 1: Professora Adriane da Costa Gonçalves, ladeada por colegas da Escola "Enedina Sampaio Melo". (Arquivo Pessoal)


Foto 2: Alunas Hellen Patrícia e Geisiete, durante Exposiçção na Feicipa/2010. (Foto: Adriane Gonçalves)





Aqui está mais uma boa Notícia sobre a educação escolar de Igarapé-Miri (outras são: premiações de Projetos de Iniciação Científica em Feiras/Mostras regionais/nacionais e/ou internacionais, premiações de Concursos de Bandas etc.): a Escola Enedina Sampaio Melo é a vencedora do Prêmio “Eu Amo Educar”, obtendo o 1º Lugar em toda a Região Norte do Brasil. O Concurso “Eu Amo Educar” é uma promoção das editoras Ática e Scipione, em que os professores de todo Brasil estão socializando o seu jeito de educar. O objetivo do concurso é “reconhecer educadores que, por amarem o seu trabalho e por terem liberdade de ação e autonomia, desenvolvem iniciativas diferentes, com um jeito próprio e especial de educar, tornando, assim, a relação ‘ensinar-aprender’ ainda melhor”.
A “Enedina” levantou o troféu com o Projeto "SEXUALIDADE NA ESCOLA: SAÚDE, PREVENÇÃO E INFORMAÇÃO", concebido, orientado e coordenado pela Professora Adriane da Costa Gonçalves (Biologia), tendo como integrantes as alunas GEISIETE RODRIGUES e HELLEN PATRÍCIA BARBOSA. O projeto já vem sendo desenvolvido desde 2009, na referida Escola. O objetivo geral do mesmo é "Proporcionar aos alunos ações educativas em sexualidade, a fim de contribuir para a promoção da saúde dos adolescentes no sentido do exercício saudável da sua sexualidade e cidadania" e, mais: a) Conhecer as concepções dos alunos adolescentes sobre os diversos aspectos de sua sexualidade e sua influência na formação da identidade; b) Pesquisar estratégias metodológicas inovadoras para trabalhar aspectos relacionados à sexualidade dos alunos adolescentes.
Segundo os resultados do estudo feito, percebe-se que os pais têm receio de falar sobre sexo com o(a) filho(a), talvez por vergonha ou medo de que ele(a) possa usufruir das informações de forma errada. Quando abordam sexualidade em casa, falam do preservativo, da gravidez etc., mas não acontece a discussão (mais aprofundada) sobre este assunto. Os adolescentes consideram muito importante ter alguém com quem conversar sobre estes temas, a fim de responder às dúvidas, curiosidades e os “grilos” presentes nesta fase da vida e ressaltam a importância da família e da escola trabalharem estas questões.
O “Sexualidade na Escola” participou, em 2010, da FEICIPA (FEIRA DE CIÊNCIAS DO ESTADO DO PARÁ) e I MCTEA (1ª Mostra de Ciência e Tecnologia da "Escola Açaí", em Igarapé-Miri (PA), onde conquistou o 1º LUGAR, nas Ciências Humanas). A Proposta está, agora, na Finalíssima, juntamente com as outras quatro, das demais Regiões do País.
Outra Proposta Vencedora, da “Enedina Sampaio”, é o Projeto “O aumento da concentração de CO2 na atmosfera e a contribuição do desmatamento para esse agravante, no município de Igarapé-Miri”, orientado pela Professora Patrícia Ribeiro (Química), que conta com as alunas Silvianne Rayol e Gracilene (2º ano/Médio-tarde), que foi selecionado na I MCTEA (2010) e, em dezembro, representará Igarapé-Miri, no Ceará.


______________
Publicado, originalmente, no Jornal Miriense, de dez. 2011, a cuja equipe de edição agradecemos imensamente, na pessoa de seu Editor-Chefe, Dorival Galvão. Publicado, aqui, com ligeiras alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário